Procrastinação e você


Como anda sua relação com suas tarefas e seus prazos?

Você acorda e logo começa a pensar na rotina de trabalho e outras atividades que tem pela frente. Qual sua reação? Você é do tipo que pula da cama e começa o dia animado (já que tem que fazer mesmo, pra que ficar enrolando?) ou você aperta o botão soneca e fica protelando até o limite máximo para aproveitar a cama aconchegante e fugir das tarefas desagradáveis ou entediantes?

Aos que correspondem ao segundo tipo, pois é, você tem o hábito da procrastinação. Ou seja, você usa sempre o prazo máximo para concluir suas tarefas e está sempre atarefado e estressado porque não começou com antecedência. Planejamento é uma palavra que você conhece, mas não usa. Sua vida transcorre sempre na base do "depois eu faço".

Sabia que a procrastinação apesar de ser cômoda a princípio, a longo prazo pode ser muito prejudicial? O acúmulo de atividades e o curto prazo que resta para realizá-las é um poderoso fator gerador de estresse que é capaz de desencadear consequências físicas, como  insônia, transtorno de ansiedade, gastrite, enxaqueca etc.

Para vencer esse mau hábito, atente para as dicas do site Escola da Inteligência:


"1. Não comece seu dia já procrastinando: evite apertar a soneca do despertador. Tente esquecer que ela existe!

2. Crie uma lista de tarefas: organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Isso te ajudará a ter clareza do que fazer e a felicidade de riscar um afazer da lista não tem preço.

3. Torne o ambiente adequado: se o mundo a nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é mudar esse ambiente que nos cerca. Deixe o ambiente preparado para você realizar suas atividades da maneira mais tranquila, sem nada que te tire a atenção.

4. Crie metas e estabeleça um prazo limite: criar metas para você mesmo pode te ajudar a não adiar o que tem que ser feito. Estabeleça uma prazo para finalizar determinada tarefa e vá em frente.

5. Comece de uma vez: o mais comum entre pessoas que procrastinam é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo. Ou, então, ficar pensando por onde começar. E nesse ponto a lista de prioridades pode ajudar."





Analisando criticamente a lista, podemos notar que duas características são fundamentais para iniciar a estratégia para vencer a procrastinação. São elas: organização e planejamento. Começando pela sua mente e terminando com o ambiente.

Então, leia e releia quantas vezes precisar. E comece agora. Para mudar um hábito você precisa criar uma rotina. 

Comece hoje. Repita amanhã.


Texto: Gisele Almeida
@solarisautoconhecimento

Fonte adicional: Blog Escola da Inteligência

Comentários

  1. Eu não era de adiar algumas coisas, mas atualmente vivo numa preguiça constante, mas acredito que seja temporário por conta da gravidez.

    ResponderExcluir
  2. Possivelmente. Gravidez é uma fase muito importante na vida da mulher e demanda toda nossa dedicação. O ideal é não se cobrar muito e ir realizando as atividades calmamente, por ordem de prioridade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Carência afetiva e dependência emocional

Megalomania