Saúde física X estado emocional

Emoções e Saúde 


Você já parou para pensar que quando está muito feliz sua saúde geralmente vai muito bem, obrigada? 

Pois não é coincidência. Já existem estudos comprovando a relação entre a saúde física e o estado emocional. 


"Carmen Neme, docente da Faculdade de Ciências (FC), campus de Bauru, enfatiza que o câncer é determinado por complexas relações genéticas, psicológicas, imunológicas e ambientais. No entanto, a psicóloga adverte que um dos fatores mais significativos nesse processo é o chamado estresse crônico, provocado por um ritmo de vida desgastante e pequenas e freqüentes frustrações, responsáveis por uma elevada excitação emocional que, por sua vez, leva ao desequilíbrio psíquico e fisiológico. Ela se baseia em três estudos que promoveu sobre o tema, apresentados no II Congresso Brasileiro de Stress, em setembro, na cidade de São Paulo.

Num dos levantamentos, baseado em entrevistas com 40 mulheres com câncer de mama, útero e ovário, atendidas no Centro Regional de Oncologia, em Bauru, as pacientes associaram as crises emocionais com o aparecimento da doença. Segundo as entrevistas, 57,5% das participantes acreditavam ter adoecido devido a perdas na área afetiva, depressão, sentimento de culpa e estresse. Apenas 9% do grupo atribuiu o mal à hereditariedade. “Verificamos que 87,5% das pacientes relataram que, nos dez anos anteriores à doença, ocorreram eventos considerados importantes na área familiar, envolvendo perdas afetivas e financeiras”, afirma a docente" (Fonte Portal Unesp - www.unesp.br)

O luto, por exemplo, é uma dor tão intensa na alma que pode se manifestar como dor física, geralmente é sentido como se a pessoa estivesse sofrendo um infarto. Há casos de dores de estômago causadas por uma sensação de raiva intensa que a pessoa não consegue controlar. 

Quanto se fala em saúde é preciso ter em mente que nem sempre a cura se dá tratando o corpo com remédios. Muitas vezes a cura está na nossa mente, no autoconhecimento e na observação das nossas reações diante dos acontecimentos cotidianos. 

Terapias complementares como cromoterapia, radiestesia e florais de Bach podem ser ótimos meios de trabalhar as emoções e evitar que nossa saúde física seja afetada. 

Texto: Gisele Almeida
@solarisautoconhecimento 

Nos parágrafos que seguem, estão descritos vários casos de sintomas físicos e suas causas emocionais. O site responsável pelas informações está citado ao final do artigo. Vale a pena acessar e conhecer os outros artigos. 

"1. Dor de cabeça

Tensão emocional e muitas preocupações. Pessoas que pensam demais e realizam pouco. Amargura com alguma recordação de eventos passados, entre outros.

2. Dor no pescoço/nuca

Forte tensão emocional, conflitos entre a razão e os sentimentos, entre outros.

3. Dor nos ombros

Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, timidez, medo, insegurança, entre outros

4. Dor nas costas

Medo, desamparo, insegurança, sobrecarga de tarefas, tensão emocional, entre outros.

5. Dor na lombar

Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.

6. Dor nas mãos

Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.

7. Dor nas articulações

Sentimento de impotência, grande tensão emocional, medo e tristeza. Rigidez de pensamentos, inflexibilidade, entre outros.

8. Dor muscular

Tensão, energia acumulada, tristeza, medo, raiva, conflitos existenciais, entre outros.

9. Dor de estômago

Tensão, irritabilidade, conflitos insolúveis, mágoa, raiva, nervoso, entre outros.

10. Dor nos quadris

Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros.

11. Dor nos joelhos

Sobrecarga de tarefas, tensão emocional, medo, insegurança, entre outros."

Fonte: site Psicologias do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Megalomania

Carência afetiva e dependência emocional