Compreendendo o próprio valor

 

    Até que ponto você é capaz de chegar para superar uma mágoa que alguém importante em sua vida te causou? Raciocinando friamente: a pessoa realmente causou essa mágoa consciente e intencionalmente ou você se sentiu magoado devido às suas suscetibilidades?

      Esse raciocínio é importante para que você faça uma análise fria de quanto foi de fato ferido e quanto é um lado autocondescendente seu que está querendo se vitimizar.

     Sofrer é inevitável. Agir como vítima incapaz de superar o fato depende muito da estrutura emocional de cada pessoa e do quanto você gosta da piedade alheia. Você se sente confortável quando as pessoas sentem pena do quanto você sofre?

      Ou você fica orgulhoso do quanto suas batalhas e voltas por cima inspiram as pessoas a buscar algo melhor para suas vidas?

     Você gosta de viver da ajuda dos outros ou você é o tipo de pessoa que prefere ajudar?

     Nas histórias que você conta para os amigos e a família, você é sempre o injustiçado, a vítima e o outro é sempre o culpado, o vilão?

  Toda história tem dois lados e se você está contando só o seu, você não está sendo justo.

     Quando você concluir que livrar -se da mágoa é o primeiro passo para sentir orgulho de si e para ser visto como alguém digno, alguém de fibra, nesse momento estará surgindo uma pessoa co-responsável no seu processo de estabilidade e maturidade emocional.


Texto: Gisele Garcia 
@solarisautoconhecimento

Conheça meu livro! Disponível para compra no link abaixo:

À venda também na Amazon, Google Play, Kobo e Apple. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Megalomania

Carência afetiva e dependência emocional