Cromoterapia


Benefícios da Cromoterapia para o equilíbrio da saúde física e emocional



A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e sua ação energética como meio terapêutico. É um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente.
 
Apesar de ser muitas vezes associada ao esoterismo, sua prática nada tem a ver com crenças místicas. É importante ressaltar que a técnica foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia alternativa capaz de ajudar as pessoas e diminuir os sintomas da enxaqueca.


Apesar da imagem acima mostrar a cromoterapia através de luzes, as cores podem nos beneficiar de diversas maneiras. 

Luzes, roupas, alimentos coloridos, água solarizada... 

A Cromoterapia pode tratar sua saúde física e emocional proporcionando equilíbrio,bem-estar e harmonia, agindo como uma terapia complementar. Cada cor tem uma ação energética e quando há o falta ou excesso de uma certa cor pode ocorrer um desequilíbrio energético, fazendo com que o organismo reaja produzindo distúrbios físicos, mentais e emocionais.

Ao falar em terapia complementar, gosto de frisar que nunca se deve abandonar um tratamento médico tradicional. É necessário efetuar um diagnóstico correto e iniciar o tratamento alopático, homeopático, ortomolecular ou outro de sua preferência. A Cromoterapia entra neste cenário como uma aliada, um reforço ao trabalho que já está sendo realizado.

Quando utilizamos luzes, por exemplo, trabalhamos com lâmpadas de 25 watts posicionadas a 5 centímetros da pele do paciente, atuando durante aproximadamente 3 minutos, porém, o resultado só será percebido se o cromoterapeuta conseguir estabelecer a relação correta entre os desequilíbrios que o paciente apresenta e a aplicação das cores.

No que tange à alimentação, uso de roupas coloridas e água solarizada, o mesmo princípio se aplica.

Segue um breve resumo das cores e suas aplicações na cromoterapia:

Utilizamos apenas as sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. 

Vermelho: Ativa a circulação sanguínea, ajudando na má circulação, problemas de coluna, eleva a pressão arterial, reforça tratamentos para anemia e, no aspecto emocional, atua como um fortalecedor, quando a pessoa é muito insegura e não tem força de vontade.

Laranja: Regenera e revitaliza, inclusive as funções sexuais. Auxiliar no tratamento de bronquite, asma, artrite, diarreia e problemas renais. Emocionalmente auxilia no combate à depressão, ciúme e superação de mágoas.   

Amarelo: Representa energia, ajuda no tratamento de problemas de pele, fígado, sistema nervoso, estômago e intestinos. Emocionalmente atua eliminando estresse e cansaço mental.

Verde: Pode tratar vesícula, bexiga, gripes e ainda pode ter efeito calmante e regulador da pressão arterial.

Azul: Auxiliar no tratamento dos pulmões, tireoide e garganta. Também tem efeito calmante e desacelera pessoas muito hiperativas.

Anil: Auxiliar nos casos de problemas neurológicos, visão e audição. Excelente para o tratamento de problemas psíquicos.

Violeta: Eficaz como terapia complementar nos casos de neuroses, problemas renais, melancolia e solidão.

Essa foi uma demonstração mínima da eficácia que a Cromoterapia pode alcançar. As cores citadas têm muitos benefícios que não foram listados aqui para evitar que o artigo se tornasse muito extenso. Também há o tratamento com a água solarizada que será abordado em outro post. 

O objetivo aqui foi apresentar a Cromoterapia para quem não tem conhecimento de suas potencialidades e divulgar essa terapia alternativa como método para acelerar os resultados de seus tratamentos médicos.

Texto: Gisele Almeida
@solarisautoconhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Megalomania

Psicopatia 1

Astrologia: por que você pode acreditar?