Mágoas e Injustiças

 Como você lida com mágoas e injustiças?

Mágoas demais depois de um tempo calam a alma. A gente se acostuma com a dor quando em algum momento decide que é melhor não reagir; que é melhor guardar os sentimentos para evitar desentendimentos. Afinal, é só uma bobagem mesmo, vai passar... Uma só? Vai passar? Você tem certeza? Ou será que de uma em uma você se verá em determinado momento sofrendo com depressão, ansiedade e outros transtornos? 
Nos acostumamos a ouvir a palavra "resiliência" e pela repetição acabamos achando que ela pode ser usada em todas situações. 

Injustiças

Com a injustiça é o mesmo processo. Acostuma-se a ser injustiçado e não ter a quem recorrer. Quem você acredita que deveria tomar suas dores e mostrar ao mundo que está ao seu lado muitas vezes se cala.
Advogado? Processar quem e a que custo? Você já perdeu a paz e o respeito alheio injustamente mesmo... O que resta?
O fato pode não ser significativo o suficiente para recorrer à Justiça, mas pode minar seu amor próprio e a sua dignidade.
Não espere que todos compreendam, nem todos tem o mesmo grau de sensibilidade que você.

Possíveis saídas 

Prepare-se para sofrer calada e chorar sozinha até a dor passar. Essa é a vida de quem ama demais, sente demais, se doa demais e, em consequência, sofre demais. Ou, em contrapartida, prepare-se para decidir que você não mais permitirá que te magoem ou te tratem com injustiça sem uma reação veemente da sua parte. Essa reação pode ir desde esclarecer os fatos e mostrar que a relação só será mantida se houver respeito ou até o extremo do que eu chamo de sabedoria: aprender a não se importar com a opinião dos outros. 
Essa é a definição da libertação. Você é o que você define e não o que falam ou pensam sobre você.

Texto: Gisele Almeida
@solarisautoconhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Carência afetiva e dependência emocional

Megalomania