Depressão

É comum ver a doença depressão relacionada com tristeza. Alguns artigos sobre o tema reforçam essa ideia quando mostram imagens de pessoas chorando.

Só que na realidade as pessoas deprimidas nem sempre estão tristes, muitas vezes conseguem ser sociáveis e produtivas.
O que costuma machucar mais é o sentimento de vazio, de falta de sentido na vida, nos relacionamentos, nos afazeres cotidianos...

O fato de uma pessoa conseguir conversar, trabalhar, sair de casa e até sorrir não quer dizer que ela não tenha a doença depressão. Nem todos manifestam os mesmos sintomas e nem todos apresentam a doença com a mesma gravidade. Então não julgue alguém com base no que parece. Boa parte dos depressivos faz de tudo para esconder seu sofrimento e, nesse caso, a depressão não será perceptível para alguém que não seja profissional.

Na dúvida, não julgue. Respeite.

Ter depressão é, entre outras coisas, fugir dos próprios pensamentos. Tentar não ouvir as frases que se formam na sua mente te dizendo que estamos aqui para nada e por nada. Que os vínculos que formamos nunca serão tão fortes que valerão a pena continuar a morrer por dentro lentamente ao invés de morrer de forma rápida e  indolor. Que não faremos tanta falta porque não somos pessoas tão produtivas quanto deveríamos ser e não podemos corresponder às expectativas daqueles que são importantes para nós.

Entre outros fatores, a culpa que uma pessoa deprimida sente é esmagadora. Ela se cobra o tempo todo por não fazer mais, por não ser mais simplesmente porque ela não consegue compreender que naquele momento ela não faz ou não é o que os outros esperam dela por não conseguir. 

Isso se torna ainda mais aterrador quando as pessoas próximas ficam cobrando melhora, questionando a demora para a medicação agir, sugerindo que a pessoa faça coisas que ela ainda não se sente pronta para fazer... Muitas vezes a pessoa que fala tem realmente a intenção de ajudar e acredita que está incentivando, mas pode ter certeza que não vai soar assim para o depressivo. Ele vai se sentir pressionado e tenderá a piorar. Dê tempo para o tratamento funcionar e para o doente perceber isso. Não faça cobranças e não seja rude.

O que para uma pessoa saudável é simples, como sair da cama de manhã, escovar os dentes, ouvir música a caminho do trabalho etc., para um depressivo requer muito esforço porque o corpo pede para ficar inerte e a mente pede apenas silêncio, nenhuma atitude, nenhum pensamento.

Depressão é uma tortura psíquica com a qual poucos conseguem lidar sem a intervenção de uma pessoa próxima que se importe, tenha compaixão e auxilie o doente a procurar tratamento médico. Depressão não se cura com religião, com rezas, simpatias, promessas, terapias alternativas ou qualquer tipo de crença. Tudo isso pode auxiliar, mas o tratamento psiquiátrico é insubstituível.

Texto: Gisele Almeida
@solarisautoconhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Megalomania

Carência afetiva e dependência emocional