Setembro amarelo: evitando o suicídio

Antes que setembro termine... 

Vamos falar sobre suicídio. Ninguém quer tocar neste assunto, menos ainda pensar que um familiar, amigo ou uma pessoa querida possa estar vivendo uma luta interna tentando não cometer este ato de desespero. No entanto, ignorar o assunto não evitará que a pessoa em questão se suicide. Você pode achar que falar não ajuda, mas não falar ajuda menos ainda. 

Quando alguém apresentar ideação suicida e você perceber ou se te procurarem para desabafar, a única atitude esperada da sua parte é  que ouça com compaixão. Fora isso, o único conselho válido nesse momento é auxiliar a pessoa a procurar ajuda psiquiátrica e psicológica. 

Caso você que está lendo este texto seja a pessoa que tem dificuldade de tirar da cabeça a ideia de cometer suicídio, pense sempre em pequena escala. Não um dia de cada vez, mas uma atitude a cada vez. Proponha a si mesmo realizar alguma coisa sempre que a nuvem negra voltar a te assombrar. 

Quando me proponho pequenos desafios de última hora, sem nenhum tipo de planejamento, realizá-los me dá a confiança de que minha vida ainda não parou. Reconheço que, se ainda respiro e ainda consigo organizar minhas ideias e formar pensamentos lógicos, então certamente ainda há como continuar vivendo e continuar buscando formas de resolver os problemas que já se acumulam pela desesperança experimentada nos últimos tempos.

Um desafio por dia, uma boa lembrança de um dia feliz, o cheiro ou o abraço de alguém que você ama, um olhar afetuoso daquela pessoa que faz a sua vida mais intensa... Observe... Você tem motivos para continuar. 

É preciso ser forte nos minutos em que a ideia do suicídio passar pela sua cabeça. Não se isole. Fale com uma pessoa que compreenda sua situação, ela só precisa ouvir. Pode ser fixo, celular, whatsapp ou qualquer forma pela qual alguém possa te distrair desses pensamentos. 

Caso realmente não seja possível falar com alguém, durma. Ou faça alguma atividade que prenda a sua atenção: ler, ouvir música alegre, dançar, cozinhar, ver vídeos de animais de estimação na Internet... Tem gente que começa a limpar a casa, que vai tomar um Sol na pracinha, entra em uma Igreja ou local relacionado a sua fé, faz uma oração... Enfim, o importante é ter sempre uma estratégia para vencer o impulso. A maior parte dos suicídios não é planejada. É um ato de desespero, de momento. Pensa-se muito a respeito, mas geralmente não há um planejamento efetivo. 

Você consegue evitar. Fomos feitos com instinto de sobrevivência. Todos nós temos. Só precisamos resistir ao impulso inicial porque no fundo, bem no fundo, não se foge da vida. A intenção é fugir da dor. E ela pode acabar em pouco tempo, menos do que você pensa. Há sempre a possibilidade da dor passar, do problema se resolver de modo inesperado e tudo mudar para melhor. Vença o impulso e aguarde pra ver o desenrolar dos fatos. Tenho certeza que vc ainda terá muitos motivos pra ser feliz.

Gisele Almeida 
@solarisautoconhecimento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Megalomania

Carência afetiva e dependência emocional