Megalomania


Megalomania 

Todos nós conhecemos pessoas que parecem fazer da vida uma competição de quem trabalha mais, quem estuda mais, quem tem os maiores problemas e até quem sofre mais. 

Para essas pessoas, basta você dizer que está com um resfriado para logo ouvir um "ih, minha filha, e eu então? Estou com uma gripe fortíssima!" Ou você diz que vai fazer hora extra e a pessoa em seguida diz "eu é que sei, estou atarefadíssima, meu chefe está de licença e ninguém sabe fazer nada lá, sobra tudo para mim." Lembrou de alguém?

Tenho certeza que você já passou por isso. Infelizmente estamos rodeados de pessoas assim.

Algumas parecem ter a necessidade patológica de mostrar que tudo em sua vida é maior ou mais importante do que os acontecimentos da vida dos outros. E não é só para se exibir contando vantagens em relação a coisas positivas. Essas pessoas querem competir até com o sofrimento. Quando você conta um problema pelo qual está passando, logo o vê ser minimizado, como se não fosse importante. Na sequência, ouve um drama que a pessoa considera muito maior só por ser dela.
Para além do egoísmo, do egocentrismo, da mania de grandeza, isso tem um nome mais adequado: megalomania. 

Isso é quando alguém se julga muito mais importante do que realmente é e acredita que tudo que diz respeito a ela é mais importante, é maior ou mais digno de nota.

Pessoas assim normalmente tem uma imagem muito distorcida de si. E geralmente não percebem que são assim. Costumam passar por cima dos interesses alheios facilmente em favorecimento do que é mais conveniente para seus planos, sem se importar se suas atitudes vão fragilizar os sentimentos de alguém.  É muito desgastante conviver com pessoas assim porque elas estão sempre fazendo questão de minimizar o que você fala, seja uma realização que te deixou feliz e você quer dividir ou algo que te aflige. Esse é o tipo de convivência nociva, que vai minando sua autoestima se você não for emocionalmente forte para perceber que a pessoa problemática nesse caso não é você. 

Não permaneça ao lado de pessoas assim e, sobretudo, não seja esse tipo de pessoa. 

@solarisautoconhecimento
Texto: Gisele Almeida 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Carência afetiva e dependência emocional