Coisas que o tempo ensina


   Quando jovens temos uma noção do tempo bem diferente de quando nos tornamos adultos. 
  A nossa visão limitada nos faz pensar que teremos tempo para tudo, tempo para errar e consertar os erros; tempo para tomar uma decisão errada e voltar atrás; tempo para negligenciar os estudos e estudar depois; tempo para ignorar a espiritualidade e resolver isso depois; tempo para ignorar a família e deixar para depois... parece que ela sempre estará lá para nós, parece que teremos tempo para consertar tudo de errado que fizermos. 

   Ah... como seria bom se a vida realmente fosse assim. 
  Imagine que maravilha reconhecer todos os nossos erros antes de chegar aos 40, 50 anos e ter condições de corrigir todas escolhas erradas, valorizar e compensar tudo e todos que negligenciamos enquanto jovens, desfazer todo mal que porventura fizemos antes de começar a colher as consequências da lei do retorno? 

  Só que infelizmente o relógio da vida não funciona dessa forma. De uma hora para outra a vida começa a cobrar o preço pela irresponsabilidade e a noção de tempo muda. Começamos a perceber que os dias parecem ter menos de 24 horas e as tarefas se acumulam na correria do dia-a-dia. E, de repente, do nada, você sente falta da sua infância, dos seus pais, dos seus avós... Nessa hora a ficha cai e você relembra quantas vezes os trocou por amigos, por baladas e quantas vezes ignorou telefonemas deles ou foi malcriado e os desrespeitou naquela arrogância de achar que sabia mais, que eles eram "mente fechada"... 

  Reticências. Notou quantas reticências neste texto? Tem um motivo. É porque é assim que esses pensamentos vão passar na sua cabeça num sentimento intenso de nostalgia de algo que você sentirá falta, mas já não poderá mais recuperar. 

  As pessoas que te amam de verdade certamente só te darão conselhos para o bem, conselhos para você ser uma pessoa melhor e só fazer o bem, preservando seu futuro de possíveis problemas. E se essas pessoas falam sobre praticar o bem é porque já viveram o suficiente para saber quais são as consequências da irresponsabilidade. 

  Adultos, em geral, sempre vão ter vontade de pedir a oportunidade de dar aquele último abraço que não puderam dar nos pais ou avós que partiram. 

  Então, você que está no começo da sua vida, pense bem no que está fazendo com ela e certifique-se de estar dando valor às pessoas certas e aos valores corretos.

Texto: Gisele Almeida 
@solarisautoconhecimento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Setembro amarelo: evitando o suicídio

Megalomania

Carência afetiva e dependência emocional